PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: PATRICIA TATHIANE DA SILVA

DISCENTE : PATRICIA TATHIANE DA SILVA
DATA : 20/02/2024
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

VEÍCULOS ELÉTRICOS: ESTUDO DA DEMANDA ENERGÉTICA E IMPACTO À INFRAESTRUTURA DEVIDO À INSERÇÃO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NA GRANDE SÃO PAULO

Os ônibus se tornaram essenciais para o transporte de pessoas, tanto dentro das grandes cidades quanto entre cidades. Em março de 2020, 12.815 ônibus eram responsáveis por transportar 8,7 milhões de pessoas todos os dias através de 1.336 linhas distribuídas pela cidade de São Paulo. Os meios de transporte, entretanto, são responsáveis por aproximadamente um quarto das emissões de gases do efeito estufa e o modal com maior perspectiva de crescimento. Para tanto, tecnologias como os veículos elétricos são apresentadas a fim de atender às novas legislações. Para avaliar o real impacto do aumento na quantidade de veículos elétricos, é necessário avaliar a demanda energética a ser considerada e a possível reestruturação da rede elétrica. A quantização da demanda total de ônibus para a operação na cidade de São Paulo foi realizada em quatro cenários distintos de planejamento de eletrificação da frota de ônibus resultando na projetação de aumento de demanda elétrica, redução de emissões de CO2 e no levantamento das principais garagens de ônibus de modo a mapear os pontos de possível aumento de demanda elétrica, que, em seu pior cenário, mostrou um aumento de 0,39% em comparação à eletricidade gerada pelo Estado de São Paulo. A substituição gradual dos atuais veículos movidos por motores a combustão por veículos eletrificados deve contribuir para um desenvolvimento sustentável, reduzindo os índices de emissão de gases de efeito estufa em grandes centros urbanos.

Presidente - Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIA CRISTINA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR