PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: DAVI NASCIMENTO SANTOS

DISCENTE : DAVI NASCIMENTO SANTOS
DATA : 04/10/2023
LOCAL: Virtual

JOGO SÉRIO NO ENSINO DO COMPORTAMENTO MONETÁRIO PARA JOVENS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A garantia da aprendizagem no ensino da matemática é um dos maiores desafios na educação brasileira. Dentre os componentes curriculares, tem-se o comportamento monetário, essencial para garantir a autonomia e independência de jovens adultos na vida independente e em comunidade. Com o aumento do número de matrículas na escola regular, buscam-se estratégias para garantir a aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) e/ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O presente trabalho foi organizado em três estudos e teve como objetivo geral avaliar a programação de ensino do comportamento monetário com jovens com DI e/ou TEA por meio de um jogo sério. O Estudo 1 teve como objetivo específico identificar estudos na literatura que averiguaram o uso de estratégias de ensino e uso de jogo sério para ensino do comportamento monetário em estudantes com DI e TEA. Como resultados, evidenciou-se a eficácia da equivalência de estímulos no ensino do comportamento monetário e a necessidade de aprimoramento experimental em estudos que investigaram jogos sérios para esse fim.  O Estudo 2 teve como objetivo operacionalizar um planejamento de tarefas matemáticas que envolvem o comportamento monetário em um jogo sério, tendo como base a rede de relações propostas no paradigma da equivalência de estímulos. A partir do planejamento das tarefas por meio da rede de relações, estabelecendo quais relações foram ensinadas e quais foram apenas avaliadas sem ensino direto, foi possível sistematizar e apresentar uma sequência de tarefas em formato interativo, por meio de um procedimento de ensino contendo histórias sociais que envolviam o cotidiano juvenil. O jogo foi estruturado em três blocos, sendo um com cédulas, outro com moedas e outro mesclado com cédulas e moedas. O Estudo 3 teve por objetivo verificar se a aplicação de um jogo sério para avaliação e ensino de comportamento monetário com jovens adultos com DI e/ou TEA seria suficiente para garantir a aprendizagem de soma e subtração, com uso de cédulas e moedas. Dessa forma, o jogo sério foi aplicado com sete participantes com DI e/ou TEA, com idades entre 13 e 23 anos, de ambos os sexos, distribuídos em grupos de ensino ou avaliação. Os resultados permitiram a validação do jogo sério como instrumento de avaliação do comportamento monetário e mostrou que o recurso foi relevante para avaliar e ensinar identificação de cédulas e moedas. Contudo, o jogo ainda precisa de aprimoramento visando o ensino de soma e subtração. De maneira geral, o presente trabalho demonstrou que o ensino mediado pelo uso de tecnologias e estratégias, tais como jogos sérios pode ser considerada uma estratégia útil para juventude, na disciplina de Matemática.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LIDIA MARIA POSTALLI
Presidente - Externo à Instituição - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS