PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ SAKAMOTO ARSUFFI

DISCENTE : BEATRIZ SAKAMOTO ARSUFFI
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Remoto

Nanocompósito responsivo de celulose para impressão 4D de matéria robótica bioinspirada

Esta pesquisa interdisciplinar combina engenharia de materiais, design bioinspirado e manufatura aditiva para o desenvolvimento de compósitos programáveis e imprimíveis a base de nanocelulose, com potencial para mudar de forma em resposta a alterações de umidade e temperatura. Neste projeto, são sintetizadas tintas de hidrogel termorresponsivo de rede dupla de poli(N-isopropilacrilamida) (PNIPAM) e alginato de sódio, reforçado com nanocristais (CNC) e nanofibras (CNF) de celulose para a prototipagem, via impressão 3D/4D, de matéria robótica bioinspirada nos movimentos vegetais. A incorporação de CNC e CNF permite elevar a resistência mecânica e a rigidez de matrizes de hidrogel, e otimizar o controle das propriedades reológicas, além de possibilitar a modelagem de características mecânicas e estruturais, devido à natureza anisotrópica da nanocelulose, orientada pelo processo de impressão 3D. Este alinhamento da nanocelulose durante o processo de impressão por extrusão rege o direcionamento de intumescimento dos hidrogéis, permitindo o controle das mudanças de forma. Esta possibilidade de programar o comportamento das estruturas após o processo de impressão abre portas para aplicações na impressão 4D de atuadores e robôs moles autônomos. Até o presente, a maioria dos robôs moles é dependente de forças pneumáticas e elétricas, que limitam sua autonomia e aplicações. Neste sentido, este projeto visa contribuir com a inovadora área de matéria robótica, que engloba o uso de materiais responsivos e o design de estruturas adaptáveis, por meio do desenvolvimento de nanocompósitos com inteligência incorporada. Portanto, espera-se que os resultados obtidos ampliem os conhecimentos sobre o uso de tintas para impressão 3D por extrusão à base de nanocelulose como matéria robótica para uma nova geração de atuadores e robôs moles autônomos e sustentáveis.

Presidente - Interno ao Programa - 2352043 - SILVIA LENYRA MEIRELLES CAMPOS TITOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HERNANE DA SILVA BARUD
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANA DA SILVA BERNARDES - CNPEM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU