PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: CAROLINE LUIZ GONÇALVES

DISCENTE : CAROLINE LUIZ GONÇALVES
DATA : 26/04/2023
LOCAL: REMOTO

SAÚDE DIGITAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E PROPOSTA DE ARQUITETURA DE SOFTWARE

Devido à diversidade, heterogeneidade e complexidade dos sistemas de informação em saúde existentes, bem como o progresso do envelhecimento populacional, aumento de doenças crônicas e o surgimento de emergências de saúde pública, a interoperabilidade e o desenvolvimento de soluções tecnológicas dedicadas à saúde digital é um processo complexo, porém de grande valia à população. Logo, o presente trabalho teve como objetivo principal propor um arranjo sistêmico da s representando a saúde diante de um contexto de sociedade superinteligente. A partir da pesquisa exploratória, de natureza aplicada e com uma abordagem qualitativa, esse estudo foi iniciado com uma revisão através da aplicação do Fluxo de Pesquisa Sistemática para o entendimento sobre a atual situação da digitalização na saúde e posteriormente foi realizada a análise bibliométrica para a compreensão do estado da arte. Com base na visão construída, foi proposta uma arquitetura de software a partir de uma abordagem multinível que previa aplicação das tecnologias digitais de modo harmônico aos atributos da sociedade digital, utilizando-se da norma ISO/IEC/IEEE 42010:2011 e estruturando-se com base em Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde. Dentre os resultados, se observou que a saúde digital é um tema contemporâneo e apresenta um crescimento elevado dentro da literatura. Além disso, foi relatado um aumento da virtualização nos ambientes de saúde a fim de garantir a personalização dos serviços de saúde aos pacientes. Porém se destacou como um grande desafio a interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação em saúde. Através da arquitetura construída, criou-se um padrão que permite a maior flexibilização, interoperabilidade e comunicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde com os sistemas de informação em saúde diante de um contexto onde o paciente torna-se o centro e o foco é a otimização do seu bem estar e qualidade de vida. Esse estudo visou contribuir com a literatura, dado ser um tema contemporâneo na literatura internacional e nacional, além de servir de ferramenta de gestão para a transformação digital dos sistemas de informação em saúde orientados ao paciente.

Presidente - Interno ao Programa - 349.999.058-09 - ALESSANDRA CRISTINA SANTOS AKKARI - NENHUMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1718113 - ANA PAULA ROMANI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DE LIMA LOPES - RNP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2328074 - FRANCIANE FREITAS SILVEIRA