PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: DIEGO DA SILVA CIARROCCHI

DISCENTE : DIEGO DA SILVA CIARROCCHI
DATA : 24/01/2023
LOCAL: REMOTA - (https://us06web.zoom.us/j/84115406305?pwd=RTlYM2VCOHM1UjBqcVlTT3laWkdBdz09) senha:557795

RELAÇÕES ENTRE MERCADO DE TRABALHO E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Esta pesquisa visa observar e associar as atividades desenvolvidas nas profissões predominantes no mercado de trabalho brasileiro às múltiplas inteligências, de acordo com as caracterizações e classificações de cada uma das inteligências propostas. Desta forma, propõe mapear quais tipos de inteligência são mais exigidos nas profissões e consolidá-los por nível educacional. Este processo ocorre pela escolha de profissões representativas no mercado de trabalho e pela identificação de quais inteligências são mais requisitadas em cada uma delas, por meio de uma escala de percepção proposta. A soma dos resultados obtidos em cada uma das profissões expressa quais inteligências são predominantes em cada nível de ensino e, de modo amplo, reflete o que ocorre no mercado de trabalho brasileiro. Os resultados obtidos mostram que quanto maior o nível educacional de cada profissão, maior é o nível de exigência das inteligências. Apesar de o resultado final mostrar a predominância de algumas inteligências como a linguística, emocional e lógico-matemática, ocorre um balanceamento entre todas e, assim, uma importante contribuição desta pesquisa está relacionada ao planejamento de políticas públicas, projetos e processos de aprendizagem que podem ser moldadas com o equilíbrio e olhar transversal das múltiplas inteligências.

Presidente - Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VOLNEY APARECIDO DE GOUVEIA - USCS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2352043 - SILVIA LENYRA MEIRELLES CAMPOS TITOTTO