PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: MAIARA CAVALCANTI ROCCON

DISCENTE : MAIARA CAVALCANTI ROCCON
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

EMPREGO DE MÉTODOS DE IDEAÇÃO PARA APRIMORAR A CRIATIVIDADE EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO

As técnicas de condução de raciocínio podem ajudar pessoas a serem mais criativas e, assim, melhorar a qualidade da inovação produzida por uma organização. Contudo, há uma lacuna entre conhecimentos acadêmicos e práticos no âmbito dos métodos de ideação, uma vez que pouco se sabe sobre os processos criativos no cérebro e a literatura de aplicação destes métodos é muito concentrada em experiências exclusivamente corporativas. O objetivo desta pesquisa foi rever a literatura de métodos de ideação que melhorem a criatividade nos processos de inovação e construir um conjunto deles para referências de inovadores. A metodologia consistiu no estudo de aspectos da inovação e da criatividade sob as óticas econômica, científica, comportamental e corporativa, e análise de pesquisas e experimentos criativos com resultados práticos sobre sessões de ideação para criação do conjunto de oito métodos de ideação. Adicionalmente, foram desenvolvidas técnicas para teste, medição e comparação da eficiência da aplicação dos métodos em dinâmicas de geração de ideias, posteriormente colocadas em prática com dois métodos de ideação selecionados e um grupo controle. Concluiu-se pela literatura e através da observação destes testes que há formas práticas e eficazes de aumentar a criatividade em sessões de ideação, ajudando na fluência e na originalidade das ideias, assim como na interação das equipes e no raciocínio criativo dos participantes das dinâmicas. Sugere-se, em estudos futuros, um aumento na escala dos testes e amostra de participantes para avanço nas conclusões e análises, incluindo classificação dos métodos listados por eficiência de critério de criatividade. As organizações que procuram sucesso em seus campos de atuação devem aplicar tais métodos em sessões internas de geração de ideais para fomentar inovações de maior qualidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762420 - KARLA VITTORI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - THALITA FERREIRA MENEGASSI DE SOUZA - IFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2352043 - SILVIA LENYRA MEIRELLES CAMPOS TITOTTO