PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA TAVARES LEITE

DISCENTE : BRUNA TAVARES LEITE
DATA : 07/12/2022
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

A Experiência do Usuário Surdo no Serviço de Saúde:  Inclusão pela Perspectiva da Inovação Tec-Equitativa

As inovações em saúde digital proliferaram rapidamente nos últimos anos. Como resultado, devemos desenvolver processos de inovação que atendam aos desafios únicos enfrentados por grupos que representam a diversidade da população em um contexto de saúde que emprega ferramentas tecnológicas que promovam a equidade. É importante lembrar que em uma plataforma digital, os protocolos utilizados para um usuário ouvinte não devem ser os mesmos utilizados para um surdo. Neste projeto aplicaremos um método de pesquisa-ação etnográfica conduzido por pesquisadora Surda, que irá observar e documentar as vivências da jornada de um usuário Surdo para entender como o serviço de saúde tem sido fornecido. A análise dos dados coletados será realizada por meio dos encontros com o objetivo de traçar o contexto da realidade que os usuários Surdos encontram durante sua jornada de saúde. Nossa suposição é que o usuário Surdo deve estar no centro do processo de design da solução, pois ele tem sua própria régua para medir sentimentos constrangidos para que a solução de design inclusiva possa ser proposta.

Presidente - Interno ao Programa - 1763439 - LUCIANA PEREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 236.927.878-12 - ANDERS PETTER KRUS - CALTECH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SYLVIA LIA GRESPAN NEVES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766035 - ANDREA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA KAMENSKY