PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: MARIANA FERNANDES DA COSTA

DISCENTE : MARIANA FERNANDES DA COSTA
DATA : 08/11/2022
LOCAL: UFABC - Campus Santo André

LETRAMENTO EM DADOS E INOVAÇÃO SOCIAL: PESQUISA-AÇÃO EM UMA PLATAFORMA ABERTA E ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

A pandemia de Covid-19 aumentou o uso de plataformas digitais para facilitar as interações entre pessoas, porém o monitoramento contínuo das interações com o objetivo da comercialização desses dados cria um alerta sobre a necessidade de buscarmos soluções mais justas socialmente e aumentarmos a conscientização da população. O letramento em dados, antes desconhecido, apresenta um novo universo de conceitos e possibilita a leitura, o trabalho, a análise e a argumentação com dados. A Plataforma Digital Plural disponibilizada pela Universidade Federal do ABC foi utilizada neste trabalho como ferramenta pedagógica para o ensino de dados e para compreender se, a partir da criação de um espaço digital, democrático, seguro e organizado por temas, a comunidade se sentiu capacitada para aprender sobre dados e os produzir. A metodologia é baseada nos princípios da pesquisa-ação realizada em ciclos na qual a pesquisadora planejou e participou da investigação social. Empregou-se a metodologia da pesquisa-ação, onde os participantes ajudaram a fazer o diagnóstico de problemas urgentes de forma empírica e cíclica, a investigação aconteceu por meio de oferecimento do curso de extensão online Alfabetização em Dados no Contexto da Pandemia de Covid-19 para avaliar o aprendizado sobre a temática de dados através da interação dos cursistas na rede social de aprendizagem (Lab), de atividades avaliativas (Diários) e de encontros online. Os outros ciclos aconteceram a partir do Projeto Análise de dados e Big Data e do curso de extensão online de Direitos Humanos, Gênero e Diversidades no Contexto da Pandemia de Covid-19 a fim de fazer uma curadoria de dados sobre a pandemia e as vulnerabilidades sociais por meio da Rede Social de Aprendizagem e validar se os cursistas se sentiram seguros para produzirem dados. O letramento em dados proposto neste trabalho mostrou ser eficiente na expansão do conhecimento dos cursistas que participaram e se engajaram, sendo necessário criar formas de adaptação ao contexto em que os cursistas estejam inseridos. A Plataforma Digital Plural se apresentou como um espaço seguro onde a comunidade expandiu seu conhecimento, refletindo, realizando trocas de ideias e agindo ao construir redes de apoio mútuo para fomento de novos projetos.

Presidente - Interno ao Programa - 1766035 - ANDREA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA KAMENSKY
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2328074 - FRANCIANE FREITAS SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIELA CRISTINA DE CARVALHO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 349.999.058-09 - ALESSANDRA CRISTINA SANTOS AKKARI - NENHUMA