PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: RENATA MACIEL DE ANDRADE

DISCENTE : RENATA MACIEL DE ANDRADE
DATA : 10/10/2022
LOCAL: UFABC - Sistema Remoto

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

A pandemia do COVID-19 e sua proliferação no Brasil em março de 2020, resultou na implementação do ensino emergencial remoto (ERE) nas escolas com a portaria nº 343 do MEC em 17/03/2020. Como consequência, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação nunca esteve tão presente em escolas públicas e privadas. Em 2018, escolas públicas e privadas do ensino fundamental introduziram a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do MEC, que prevê em suas competências gerais e currículo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o uso das TDIC nas rotinas escolares. Este estudo explorativo-qualitativo identifica os impactos positivos e negativos que o uso das TDIC ocasionaram no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos do ensino fundamental em escolas públicas e privadas. Para descrever esses impactos, foi enviado um questionário pelo Google Forms a professores de escola pública e privada do estado de São Paulo, obtendo um total de 32 respostas. Os resultados indicam que as TDIC impactam positivamente o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos e propiciam melhor senso de organização e aperfeiçoamento da interação social dos alunos devido ao formato e arquitetura fornecidas pelas ferramentas digitais. Além disso, com base nas respostas do questionário, foi formulada a atividade chuva de ideias distribuída a 6 participantes pelo aplicativo Mindmeister para a proposição de ideias de tarefas pedagógicas digitais que melhorem a interação social e cooperação, aliviando a insegurança e aperfeiçoando do foco. As ideias recolhidas foram aprendizagem dinâmica com atividades em grupo e o uso de jogos como proposta de tarefa pedagógica.

Presidente - Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERÇARIOL - UNINOVE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3204646 - MARA SILVIA PASIAN