PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: GUILHERME MARCON MELLO

DISCENTE : GUILHERME MARCON MELLO
DATA : 20/09/2022
LOCAL: Virtual

HABILIDADES SOCIAIS ELEMENTARES MEDIADAS POR TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA JOVENS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA

O Transtorno do Espectro do Autismo refere-se a uma série de condições caracterizadas por déficits relacionados à comunicação não verbal e comportamento social. Assim, é fundamental garantir condições de ensino que envolvam as habilidades sociais (HS). Foi realizada uma pesquisa sistemática de revisão da literatura para identificar propostas de intervenção que visam o ensino de HS para adultos com TEA. Após esse levantamento, foram notados que apenas dois artigos retornados visavam o ensino de HS para adultos, mediado pela tecnologia. O presente estudo tem como objetivo verificar se uma plataforma digital com histórias sociais que visam à simulação de relação interpessoal é suficiente avaliar e ensinar Conversação Assertiva e Expressão de Sentimento Positivo, em adultos e jovens adultos com TEA com ou sem DI. Foi elaborada uma plataforma digital contendo dois módulos de ensino, um para cada HS avaliada. O módulo foi composto pela simulação de três situações de interação social apresentadas no formato de história social, com personagens em contexto universitário. O módulo iniciava com um teste de linha de base, no qual a história social era apresentada e seguida de questões que não previam o fornecimento de consequência diferencial e dica. Conforme o desempenho na linha de base, o jovem era direcionado a realização ou não para o módulo de ensino que continha historias sociais de cada HS. A amostra foi composta de 10 jovens, que foram divididos em dois grupos, que foram expostos aos módulos de ensino em ordem diferente. Os resultados mostram que todos os participantes tiveram desempenho melhor nos testes após passarem pelos módulos de ensino, com desempenho médio de 73,68% na linha de base inicial, em relação a 92,1% na final. Portanto, as histórias sociais, disponíveis em uma plataforma digital, e apresentadas com sem consequência diferencial e dicas, parecem contribuir com o aprendizado de HS para jovens com TEA.

Presidente - Interno ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA DOMENICONI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766035 - ANDREA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA KAMENSKY