PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYA DAMASCENO CUNHA

DISCENTE : NAYA DAMASCENO CUNHA
DATA : 30/04/2021
LOCAL: Remoto

Educação Maker e Biomimética: aprendizagem mão-na-massa bioinspirada

A educação é essencial para o desenvolvimento humano, tanto intelectual quanto pessoal. Hoje, as escolas como conhecemos não suprem as necessidades do aluno, da sociedade e do mercado. Para se adequar à realidade atual, a metodologia de educação mão-na- massa nos propõe soluções educacionais que promovem um processo de aprendizagem leve, divertido e mais produtivo, desenvolvendo os alunos como pensadores críticos, cheios de habilidade e facilmente adaptáveis. Esse pensamento de educação ativa e divertida surgiu do construcionismo e influenciou a criação do Movimento Maker, uma comunidade de construção de conhecimento. As máquinas de fabricação digital são grande aliadas desse movimento, por proporcionam aos projetos mão-na-massa a facilidade de compartilhamento de projetos, um dos pilares desse movimento. Fab Labs são espaços colaborativos de prototipagem, onde as ideias se materializam. São locais onde pessoas, máquinas de fabricação e projetos encontram a criatividade e a colaboração. O presente trabalho visa conectar a educação mão-na-massa, o Movimento Maker e os Fab Labs à biomimética, de forma a agregar.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIEL LYRA CHAVES - UNB