PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIARA CAVALCANTI ROCCON

DISCENTE : MAIARA CAVALCANTI ROCCON
DATA : 07/04/2021
LOCAL: Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Emprego de métodos de condução de raciocínio para melhorar a qualidade de criação na etapa de ideação em processos de inovação

A inovação é processo vital para nossa sociedade, trazendo benefícios e avanços às nossas vidas. O economista Joseph Schumpeter (1911) definiu-a como base fundamental do crescimento econômico, sendo um fenômeno econômico e social. O autor defende que as inovações transformam a sociedade ao trazer tecnologias e processos mais adaptados, causando, assim, aumento no padrão de vida da população e crescimento econômico. Também como descrito por Stevens (1997), “melhorias no padrão de vida dependem em grau notável do sucesso de inovações industriais”.

Sendo a inovação tão importante e presente em nossas vidas, como é possível defini-la? Ainda: é possível aprendê-la e ensiná-la por meio de metodologias didático pedagógicas (novas ou já conhecidas)? Como melhorar o processo de inovar e ter melhores resultados a partir da criatividade humana?

Segundo Kotler (2000), o processo de inovação pode ser dividido em etapas, como a ideação, seleção, desenvolvimento, teste e lançamento. Neste projeto, será explorada a fase inicial do processo de inovação, exatamente a fase criativa, chamada de ideação. Serão analisados os principais métodos de ideação descritos na literatura, incluindo metodologia, eficiência esperada e exemplos de organizações que os adotam. Estes métodos serão testados para entender se é possível elevar a qualidade da ideação por meio deles. Enfim, serão definidas quais práticas de condução de raciocínio para a ideação tiveram melhor desempenho nos testes.

Presidente - Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760509 - ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE