PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS RAFAEL DE MOURA DOMINGOS

DISCENTE : LUCAS RAFAEL DE MOURA DOMINGOS
DATA : 10/04/2024
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Extração líquido-sólido visando a preparação de um material calibrante para aplicação em Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Laser

A Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Induzido por LASER (LIBS) é uma técnica analítica que possibilita a realização de determinações elementares com reduzido preparo de amostras. Um dos principais desafios para aplicação de LIBS em análises de rotina é a indisponibilidade de padrões para calibração, ou materiais calibrantes. Neste trabalho pretende-se desenvolver um material calibrante multielementar por meio da transferência de complexos de metais para um substrato sólido (papel Matte), que será empregado como padrão para calibração em LIBS. De forma resumida, papel Matte será imerso em solução contendo solução multielementar de metais (Al3+, Co2+, Cr3+, Cu2+, Mn2+, Ni2+, Sr2+ e Zn2+), SPADNS (sal trissódico do ácido 1,8-dihidróxi-2-(4-sulfofenilazol)-3,6-naftalenodisulfônico), DTAB (Brometo de Dodeciltrimetilamônio) e solução tampão e levados à banho ultrassônico. O papel Matte retirado será levado, após secagem, para análise em LIBS. Para otimização das condições de extração líquido-sólido, foram utilizadas ferramentas quimiométricas de planejamento de experimentos almejando economia de recursos e tempo. A condição-compromisso foi fixada em 16 ×10-4 mol L-1 do agente complexante, 3,18 ×10-4 mol L-1 do tensoativo e a variável de maior influência, pH em 7,00. A partir dos resultados obtidos, o material calibrante desenvolvido será aplicado em amostras reais.

Presidente - Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1548095 - PATRICIA DANTONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO PAPAI DE SOUZA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CASSIANA SEIMI NOMURA - USP