PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERT MAIORY ALARCON FLORES

DISCENTE : ROBERT MAIORY ALARCON FLORES
DATA : 28/05/2021
LOCAL: videoconferência - https://meet.google.com/xfn-iuzp-sxt

Análise estrutural e identificação de novos inibidores frente a FAM3C (ILEI), potencial alvo terapêutico para o tratamento de câncer

A partir do conhecimento sobre a existência da família FAM3, estudos voltados para análise das quatro proteinas (FAM3A, FAM3B, FAM3C e FAM3D) têm crescido consideravelmente nas últimas décadas. Os primeiros estudos apontam que essas quatro proteínas são bastante distintas de qualquer proteína conhecida, tendo similiariedade relevante apenas entre a própria família, o que despertou a necessidade de análises sobre a estrutura e a função da família FAM3 no organismo humano. A necessidade de estudos sobre esta família de proteínas foi aumentando com o tempo, devido alguns de seus membros estarem envolvidos em processos importantes no organismo, principalmente FAM3B e FAM3C. A FAM3B ficou conhecida como fator derivado do pâncreas (do inglês, pancreatic-derived factor, PANDER), e atualmente é muito estudada como efetora do diabetes mellitus tipo 2. A FAM3C também é conhecida como indutora da transição epitelial-mesenquimal (EMT, do inglês epithelial-mesenchymal transition), e é semelhante à interleucina ILEI (do inglês, interleukin-like EMT inducer). Contudo, apesar dos crescentes estudos quanto ao papel da FAM3B e FAM3C, que revelam expressão em muitos tecidos e uma associação com diversas doenças, pouco se sabe sobre sua ação e de possiveis inibidores. Até o momento, é apresentado apenas um estudo computacional com enfoque na busca por possiveis inibidores, mas somente para um membro da familia FAM3, a FAM3B. Portanto, este trabalho busca realizar um estudo computacional para encontrar novos possiveis inibidores para a proteína FAM3C, que apresenta muita importância nos estudos dos membros da familia FAM3, já que pode ser um alvo terapêutico para o processo de metástase. Neste estudo, foi realizado um estudo estrutural do alvo de interesse (FAM3C) em sua forma ativa (monômero ou dímero), assim como foram investigados possíveis sítios de ligação. Após as análises estruturais sobre o alvo, identificação de possíveis ligantes da FAM3C também foi realizada e esses candidatos a ligantes da FAM3C foram submetidos às análises de propriedades farmacocinéticas. Sendo assim, foi possivel determinar a partir das análises estruturais a importância da dimerização para a estabilidade da FAM3C e  o sítio de ligação mais provável. Além disso, quatro substâncias foram identificadas como potenciais inibidores a partir dos resultados de acoplamento molecular, inspeção visual das principais interações e análise das propriedades farmacocinéticas.

Presidente - Interno ao Programa - 149.405.258-05 - KATHIA MARIA HONORIO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544394 - PAULA HOMEM DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HUMBERTO MIGUEL GARAY MALPARTIDA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764199 - RODRIGO MAGHDISSIAN CORDEIRO