DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM REALIDADE VIRTUAL PARA TRATAMENTO DE FOBIAS SEM CONFRONTO COM O OBJETO FÓBICO.
Os métodos utilizados para o tratamento de fobias, em sua maioria, consistem
em confrontar diretamente o paciente com o seu objeto fóbico (OF), o que é em
muitos casos impensável para o detentor da fobia. O presente trabalho consiste no
desenvolvimento de um software em realidade virtual para dispositivos móveis
(smartphones) com sistema Android, que permitirá o tratamento de fobias sem o
confronto direto do paciente com o OF. Para a realização do software foi utilizada a
engine Unity3D, que é disponível para pesquisadores e possui uma interação com o
Android para a programação em realidade virtual. A base teórica para o projeto
consiste principalmente em um artigo apresentando por Granado et al. (2007),
referente o tratamento de aracnofobia por meio da utilização de imagens que
remetem a fobia correspondente, além de cursos e manuais referentes a linguagens
utilizadas. A adaptação de um tratamento bem sucedido que utiliza imagens em 2D
para um tratamento com realidade virtual facilitaria e aprimoraria o formato inicial,
devido às possibilidades de estímulos mais realistas em 3D além da mobilidade
possível com dispositivos móveis.