PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: RAFAEL JEFERSON PEZZUTO DAMACENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL JEFERSON PEZZUTO DAMACENO
DATA : 10/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Por participação remota
TÍTULO:

Métodos computacionais para identificação e análise de grafos de genealogia acadêmica


PÁGINAS: 186
RESUMO:

O impacto que acadêmicos exercem sobre a ciência frequentemente tem sido analisado sob a ótica da produção de publicações científicas. Poucos são os estudos que abordam a quantificação/qualificação da formação de recursos humanos como parte integrante da avaliação do desempenho dos acadêmicos, isto é, que consideram a produção de novos cientistas por meio das orientações acadêmicas. Neste sentido, áreas do conhecimento têm realizado esforços para a criação de bases de dados de acadêmicos e seus relacionamentos de orientação, utilizando a genealogia acadêmica para documentar e organizar essas informações por meio de grafos. No entanto, as bases de genealogia acadêmica existentes apresentam problemas como redundância, ausência e imprecisão de informações. Ainda, poucos empreendimentos científicos foram realizados para estudar de modo global e evolutivo a influência acadêmica entre acadêmicos e entre os campos do conhecimento.
Neste trabalho são desenvolvidos e aplicados métodos computacionais para a identificação e análise de grafos de genealogia acadêmica obtidos a partir de fontes de informação que contém dados de formação e orientação no contexto da pós-graduação. São desenvolvidas estratégias para identificar grafos de genealogia acadêmica por meio de técnicas de desambiguação de vértices e arestas. E os grafos obtidos segundo distintas visões, tais como o crescimento das estruturas hierárquicas, as relações de influência entre parentes acadêmicos e a carreira segundo os papéis exercidos pelos acadêmicos.
No processo de identificação de grafos de genealogia acadêmica, 6,3 milhões de currículos da Plataforma Lattes foram prospectados originando um grafo com 1,2 milhão de vértices e 1,4 milhão de arestas que representam os mestres e doutores que atuam ou atuaram na ciência brasileira. As técnicas de desambiguação foram capazes de reduzir a quantidade de ruído deste grafo. As análises permitiram evidenciar padrões no contexto do grafo como um todo bem como nos subgrafos que representam as grandes áreas de orientação e as linhagens acadêmicas das áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação. Foram identificados quais atores tiveram um papel fundamental no contexto brasileiro assim como foram gerados insumos para a elaboração de indicadores de formação acadêmica. Dentre as principais contribuições científicas deste trabalho podem ser destacadas: (i) a documentação e análise da influência acadêmica existente entre acadêmicos e entre campos do conhecimento, (ii) um método de identificação de grafos de genealogia acadêmica que pode ser replicado para outras bases de dados e (iii) um modelo populacional de crescimento capaz de rastrear a carreira acadêmica dos cientistas ao longo dos processos de formação e orientação.
Finalmente, a principal contribuição tecnológica deste doutorado é a concepção e disponibilização do grafo de genealogia acadêmica do Brasil na plataforma denominada Acácia (http://plataforma-acacia.org).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CRISTINA SOARES GUIMARÃES - FIOCRUZ - RJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADRIANA BIN - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANO ANTONIO DIGIAMPIETRI - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOÃO EDUARDO FERREIRA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO CASTRO GOUVEIA - FIOCRUZ - RJ
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE DONIZETI ALVES - UFABC
Notícia cadastrada em: 01/07/2020 13:12
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod