PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉIA CRISTINA DOS SANTOS GUSMÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉIA CRISTINA DOS SANTOS GUSMÃO
DATA : 03/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Por participação remota
TÍTULO:
Longevidade das Colaborações Acadêmicas: Heurísticas computacionais para caracterização e análise

PÁGINAS: 32
RESUMO:
A colaboração acadêmica é parte essencial na atuação profissional de um acadêmico. Grandes descobertas acadêmicas foram apenas possíveis de serem executadas com a participação de diferentes percepções ou olhares. Diferentes trabalhos tem estudado a colaboração acadêmica e como esta evolui com o crescimento científico. É claro que diferentes áreas do conhecimento tem graus de colaboração próprios de sua atuação. O maior foco das pesquisas foi dado ao estudo da colaboração à partir das publicações, isto é, caracteriza a área ou o pesquisador a partir das produções indexadas em uma base de dados. Neste contexto, pouca atenção foi orientada ao estudo do tempo de colaboração entre pesquisadores. Como é a colaboração de um pesquisador ao longo dos anos? No caminhar científico como os colaboradores tem interagido com o pesquisador? Com qual frequência?
 
Baseadas na sua informação curricular, neste projeto de doutorado, temos o objetivo de projetar e desenvolver algoritmos computacionais que permitam analisar o comportamento das colaborações (i.e., a longevidade) centralizadas em pessoas, grupos ou instituições acadêmicas. Analisar os diferentes agrupamentos de colaboração apresenta um desafio computacional extremamente desafiador dado que o tempo computacional esperado para estimar é exponencial.
 
Finalmente, é importante frisar que este projeto pretende trazer contribuições em dois níveis: (1) teórico: Através da criação de novas heurísticas computacionais que permitam analisar interações entre pessoas, não necessariamente acadêmicas, e (2) prático: Através da caracterização inédita sobre os caminhares de pesquisadores ao longo do tempo.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2364326 - ALEXANDRE DONIZETI ALVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO CASTRO GOUVEIA - FIOCRUZ - RJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2376122 - THIAGO FERREIRA COVOES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RONIBERTO MORATO DO AMARAL - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 08/06/2020 16:29
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod