PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO MACHADO REAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO MACHADO REAL
DATA : 23/06/2020
LOCAL: por participação remota: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/edson-2

Contribuições para a Análise dos Trajetos de Aprendizagem dos Estudantes com o suporte de  Mineração de Processos Educacionais

Nesta pesquisa o termo e-learning é utilizado para referenciar a educação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem em qualquer modalidade: presencial, a distância ou híbrida. No e-learning, normalmente, o professor organiza a sequência do curso, conteúdos e atividades, de acordo com suas estratégias didático-pedagógicas e espera que essa organização guie cada estudante no seu processo de aprendizagem no curso. No entanto, a menos que restrições sejam impostas, os estudantes podem optar por seguir caminhos diferentes daqueles indicados na organização do material. Conhecer os trajetos de aprendizagem seguidos pelos estudantes é importante para que o professor possa analisar os resultados de aprendizagem e também a eficácia, tanto da abordagem didático-pedagógica quanto da organização dos materiais do curso.  De fato, diversos ambientes virtuais de aprendizagem armazenam a interação dos estudantes com os materiais dos cursos por meio de log de eventos. Com o apoio de métodos de Mineração de Processos (MP) esses dados podem revelar a trajetória de aprendizagem a partir de informações históricas e de modelos de fluxos das ações realizadas.  Aplicada sobre dados educacionais a MP é chamada de Mineração de Processos Educacionais (MPE).  Existem algumas ferramentas computacionais para apoiar o uso de MP para descobrir, monitorar e melhorar processos. No entanto, o uso dessas ferramentas pelos professores não é trivial requerendo a produção de conhecimento científico para propiciar e fomentar o uso de MPE por este público. Alguns trabalhos têm sido realizados nesse sentido mas ainda sem resultados que possibilitem ampliar o uso da MPE pelos professores. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de aplicação da Mineração de Processos Educacionais que facilite, ao professor, identificar e analisar trajetos de aprendizagem dos estudantes no e-learning. A expectativa é que os resultados dessas análises sejam utilizados pelo professor para fazer intervenções para melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes. Nesse documento, para uma compreensão da proposta preliminar, são apresentados conceitos e discussões referentes à MP, trabalhos relacionados à MPE, abordagens teóricas de design educacional, experimentos e análises de resultados preliminares realizados sobre o log de um curso realizado no Moodle. O trabalho está seguindo a metodologia Design Science Research (DSR) e o planejamento das próximas etapas inclui: refinamento do modelo preliminar e avaliação do modelo. A partir da avaliação preliminar do modelo, entende-se que o mesmo possa ser revisado de modo a considerar diversas formas de intervenção que podem ser realizadas pelo professor, a partir das análises, como por exemplo, o design e redesign de cursos.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1838756 - SILVIA CRISTINA DOTTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NIZAM OMAR - UPM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CRISTIAN CECHINEL - UFSC