PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE JESUS INOCÊNCIO

DISCENTE : THIAGO DE JESUS INOCÊNCIO
DATA : 03/04/2020
LOCAL: sala 407, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Uma Metodologia para o Projeto de Arquitetura de Sistemas-de-Sistemas com base em Comportamentos Emergentes derivados de Processos de Negócios

Um sistema-de-sistemas (SoS) é uma classe de sistema caracterizada pela união de sistemas constituintes que são operados e gerenciados de forma independente e que juntos são capazes de produzir ações inovadoras. Cada constituinte de um SoS contribui com suas funcionalidades específicas para criar comportamentos novos conhecidos como comportamentos emergentes. Devido à natureza complexa dos SoS, à medida que novos constituintes se juntam ou saem do conjunto, comportamentos emergentes inesperados podem surgir, tornando a modelagem e a simulação um papel significativo no desenvolvimento desses sistemas. Processos de negócios são amplamente adotados nas organizações com intuito de melhorar a agilidade e a tomada de decisão, em muitos casos as atividades presentes em processos de negócios são realizadas por meio de sistemas. Caso uma atividade de um processo negócio não puder ser executada de forma eficiente por um único sistema, acredita-se que existam configurações de sistemas-de-sistemas com comportamentos emergentes capazes de atender a essa atividade. Portanto, o principal objetivo desta pesquisa é propor um processo arquitetural de sistemas-de-sistemas que apresentem comportamentos emergentes que atendam a requisitos de negócios. Dessa forma, esta pesquisa pretende desenvolver e avaliar metodologias para arquitetar sistemas-de-sistemas, aplicar abordagens de mineração de dados para identificar sistemas que possuam funcionalidades relevantes para cooperar com o SoS, algoritmos para integração de sistemas em SoS e, consequentemente, meios de produzir simulações para verificar se a abordagem proposta vai ao encontro da hipótese de pesquisa levantada.

Presidente - Interno ao Programa - 3007914 - FLAVIO EDUARDO AOKI HORITA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2376122 - THIAGO FERREIRA COVOES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE - UFRN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI