PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: EWERTON CARLOS DE ARAUJO ASSIS

DISCENTE : EWERTON CARLOS DE ARAUJO ASSIS
DATA : 02/03/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Grafos neutrais e funções de canalização: contribuições e estratégias para inferência de Redes Booleanas Probabilísticas

O Dogma Central da Biologia Molecular é um modelo da Biologia Molecular para compreender como as sequências de DNA podem formar diferentes proteínas e, assim, construir os elementos primordiais da vida celular, determinando as redes de regulação gênica (Gene Regulatory Networks - GRN). Diferentes modelos matemáticos foram propostos a fim de compreender e estudar como as GRNs estão organizadas. Um dos principais modelos é o de Redes Booleanas (BN - Boolean Networks) o qual baseia-se em uma rede de funções booleanas em que cada gene pode ser expresso ou suprimido dependendo da expressão ou supressão de outros genes (estados binários). Este modelo pode ser generalizado incluindo estocasticidade, formando redes booleanas probabilísticas (PBN - Probabilistic Boolean Networks). Diferentes métodos e estratégias são propostos para inferir uma determinada GRN a partir das PBNs, além de diferentes métodos e estratégias para analisar a robustez destes modelos. O presente trabalho tem por finalidade analisar a robustez que os grafos neutrais e as funções de canalização provêm para inferir PBNs, tendo como caso de estudo o grafo neutral da Schizosaccharomyces pombe ("levedura de fissão"). As funções de canalização são um tipo de função booleana multivariáda que, a partir de ao menos uma única variável de entrada (variável(is) canalizadora(s)), pode-se determinar o valor de saída da função, independentemente dos valores das demais variáveis. Os grafos neutrais são grafos não-direcionados nos quais cada nó representa uma rede de regulação: dois nós estarão conectados se a distância de Hamming entre estas redes for um. A conectividade do grafo neutral influencia na robustez das PBN inferidas e na topologia destas redes. São propostas duas classes de experimentos: (1) os grafos neutrais são utilizados para inferir informações sobre funções de canalização nas PBN; e (2) se as funções de canalização podem prover robustez nos grafos neutrais para a inferência de PBNs. Resultados preliminares indicam que pode-se obter ganhos de robustez na inferência das PBNs ao conciliar as funções de canalização aos grafos neutrais.

Presidente - Interno ao Programa - 1722875 - DAVID CORREA MARTINS JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1675615 - LUIZ CARLOS DA SILVA ROZANTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RONALDO FUMIO HASHIMOTO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1849928 - CARLOS DA SILVA DOS SANTOS