PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: ROZIVALDO ZACARIAS DE JESUS

DISCENTE : ROZIVALDO ZACARIAS DE JESUS
DATA : 13/09/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Caracterização de pesquisadores usando medidas de Multidisciplinaridade: Uma abordagem baseada em mineração de produções acadêmicas

A área de cientometria vem a décadas estudando formas de medir e aferir, de forma robusta, a ciência sob diversos aspectos. Em particular, os assuntos mais visitados, detalham a ciência sob a perspectiva qualitativa e quantitativa utilizando informações de fontes bibliométricas. A trans-, inter-, pluri- e multidisciplinaridade em pesquisa são diferentes formas de relação ou interação entre diferentes disciplinas científicas. Atualmente estas formas de interação são desejáveis na academia e motivada pelos diferentes órgãos de ciência e tecnologia assim como de agências de fomento à pesquisa. Nesse contexto, a caracterização de pesquisadores por indicadores cientométricos de multidisciplinaridade (que corresponde ao agrupamento simultâneo de disciplinas sem obrigatoriamente representar uma forte integração), é um primeiro passo para a descoberta de conhecimento sobre a relação de disciplinas a partir de fontes de dados bibliográficas e/ou curriculares incompletas.
Neste trabalho apresentamos a criação de métodos computacionais para analisar, ao longo do tempo, quão multidisciplinar tem sido o atuar científico de grupos de pesquisadores pesquisa. Formamos também uma rede de multidisciplinaridade onde verificamos as integrações: pesquisador-disciplina, pesquisador-pesquisador e disciplina-disciplina, utilizando a estrutura de grafos heterogêneos e homogêneos. O procedimento computacional considera a abordagem tradicional de descoberta de conhecimento onde são utilizados técnicas de mineração (e.g., séries temporais e reconhecimento de padrões) aplicadas a dados bibliográficos e curriculares.

Presidente - Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1948426 - ALEXANDRE NOMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGERIO MUGNAINI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LEANDRO INNOCENTINI LOPES DE FARIA - UFSCAR