PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK FERNANDES DA CRUZ

DISCENTE : ERICK FERNANDES DA CRUZ
DATA : 05/08/2019
LOCAL: sala 407, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Aplicativo para Segmentação Assistida Interativa de Imagens

Existem diversas técnicas de segmentação de imagens na literatura, e a importância delas pode ser vista em várias aplicações de áreas como por exemplo a visão computacional e o reconhecimento de padrões. Dentre essas áreas temos a segmentação interativa de imagens, que se utiliza de algoritmos de segmentação supervisionados para separar uma imagem em duas regiões com a utilização de marcações feitas pelo usuário. Um método que apresentou resultados interessantes na área da segmentação de imagens foi o Superpixel Laplacian Coordinates, que conseguiu resolver este problema com bons resultados com base na qualidade da segmentação e com relação ao tempo de execução, até mesmo em imagens de alta resolução. Apesar de sua performance ser superior a outros algoritmos utilizados em segmentação interativa, ele apresenta algumas etapas bem custosas com relação ao seu tempo de execução, sendo a mais demorada a aplicação do algoritmo SLIC para a geração de superpixels. O presente trabalho tem como objetivo a criação de um aplicativo interativo assistido para segmentação de imagens, que consiga segmentar até mesmo imagens de alta resolução utilizando o algoritmo Superpixel Laplacian Coordinates. Também buscamos reduzir o tempo total de execução do método, utilizando outros algoritmos de superpixels encontrados no estado da arte, mas mantendo a qualidade de segmentação. Para isso iremos utilizar 4 algoritmos de superpixel, incluindo o próprio SLIC, com variados parâmetros de entrada para conseguir uma comparação melhor de suas vantagens e desvantagens. Além disso realizamos a paralelização de algumas etapas do Superpixel Laplacian Coordinates para diminuir ainda mais seu tempo de processamento. Nosso trabalho pretende gerar um método de segmentação interativa que seja rápido o bastante para ser utilizado em imagens de alta resolução, além de fornecer uma aplicação gratuita e de código aberto para ser reaproveitada em trabalhos futuros.

Presidente - Interno ao Programa - 1851117 - HARLEN COSTA BATAGELO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672977 - JOAO PAULO GOIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WALLACE CORREA DE OLIVEIRA CASACA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1061139 - MARIO ALEXANDRE GAZZIRO