PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON BARBOSA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELLINGTON BARBOSA RODRIGUES
DATA : 19/09/2022
LOCAL: Remoto, via GoogleMeet https://meet.google.com/ckq-uymh-kbw

Métodos computacionais para categorização de conflitos de interesses em revisão por pares

A identificação de pareceristas para revisão por pares é uma tarefa recorrente no processo de construção da ciência e é um grande desafio para as pessoas responsáveis pela organização das bancas avaliadoras. Para definir pareceristas, os critérios determinados pelo processo em que a revisão por pares será aplicada deverão ser seguidos, podendo haver variações entre diferentes processos, porém, alguns critérios são comuns a praticamente todas as avaliações, por exemplo, a isenção de conflitos de interesse. Ao nos referirmos ao problema de conflito de interesse, há uma dificuldade de ser algo subjetivo, atualmente o meio mais bem aceito para identificação de conflito de interesse em revisão por pares é a autodeclaração. Porém, uma das dificuldades da autodeclaração é que só será possível utilizá-la após o convite dos possíveis pareceristas. Outro ponto relevante é que, a primeira proposta de um organizador de banca tende a ser para as pessoas mais próximas e conhecidas, com propensão a gerar acumulo de convites a alguns pareceristas e menos convites que o desejado para outros. A maioria das revisões por pares são feitas por um pequeno grupo de pessoas.

Neste trabalho é proposto a criação de métodos de categorização de conflitos de interesse, que possibilite identificar possíveis pareceristas para revisão por pares. O objetivo é analisar históricos de colaborações anteriores e definir um algoritmo que possa categorizar os potenciais conflitos de interesse e apresentar os pesquisadores mais indicados para realizar um parecer. Com isso, agilizando o processo de escolha e também possibilitando uma melhor pluralização dos possíveis pareceristas. A proposta consiste em criar um grafo de colaboração de pesquisadores e segmentá-lo em subgrafos menores, de acordo com o contexto que será aplicado, assim, identificando a intensidade de colaboração do contexto. Após esta segmentação, sugerir um grupo de pesquisadores menos sujeitos a potenciais conflitos de interesse. Como resultados preliminares, foram realizados experimentos de categorização das relações dos pesquisadores bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Os experimentos iniciais estão divididos por área do conhecimento e por períodos. Desta maneira, é possível verificar as nuances de cada área do conhecimento neste conjunto de pesquisadores. Foi identificado que há uma grande discrepância entre os padrões de colaboração e com isso exigindo uma análise dinâmica e contextualizada para identificação de potenciais conflitos de interesse em cada processo de revisão por pares.

Presidente - Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SAMILE ANDRÉA DE SOUZA VANZ - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANO ANTONIO DIGIAMPIETRI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO CASTRO GOUVEIA - FIOCRUZ - RJ