APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PESQUISA-AÇÃO E CRIAÇÃO DE UM SISTEMA GAMIFICADO.
A avaliação da aprendizagem representa um grande desafio no contexto educacional. Muitos alunos apresentam uma repulsa pelo momento da avaliação. Muitas vezes o processo de avaliação é entendido apenas como classificatório ou punitivo. Diversas aplicações gamificadas têm sido desenvolvidas para melhorar o engajamento dos alunos, porém ainda são poucas as aplicações da gamificação no processo de avaliação. Nesse contexto, esta pesquisa tem como principal objetivo propor, implementar e testar um sistema gamificado de apoio ao processo da avaliação da aprendizagem, que utiliza elementos da gamificação como instrumentos de avaliação da aprendizagem, por meio de uma pesquisa-ação. Na pesquisa-ação, o sistema foi usado na gamificação do processo educacional em duas turmas de Ensino Médio integrado ao Técnico, com um total de 71 alunos. A pesquisa foi realizada em três cenários distintos. O primeiro sem nenhum elemento de gamificação, o segundo com a gamificação da avaliação e o terceiro com a gamificação das aulas e da avaliação. Em cada um dos cenários foram coletados dados para análise, como por exemplo, quantidade de entregas e engajamento. Verificou-se benefícios do uso da gamificação, como transparência dos resultados, velocidade de feedback e melhora na autonomia dos alunos. Os dados coletados também indicam um aumento na quantidade de entregas de atividades da disciplina.