PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO BANHOS DE ALMEIDA SCAVASSA

DISCENTE : MARCELO BANHOS DE ALMEIDA SCAVASSA
DATA : 01/12/2021
LOCAL: por participação remota: https://meet.google.com/map-chnn-dqs

Concepção e Avaliação de uma ferramenta para mensurar o engajamento de Estudantes na Educação Mediada por Tecnologias

A falta de engajamento dos estudantes é um problema presente tanto na educação presencial quanto na educação mediada por tecnologias. Pesquisas apontam que a falta de engajamento na educação online decorre de fatores como falta de planejamento, materiais instrucionais pouco instigantes, e abordagem pedagógica, dentre outros. Diversas são as consequências da falta de engajamento, tais como: insucesso escolar, evasão e baixos índices de aprendizagem. Mensurar o engajamento dos estudantes não é uma tarefa trivial e diversas pesquisas mostram o uso de dados coletados por observadores ou relatados por participantes dos experimentos. De fato, parece haver uma carência de pesquisas que relatem a mensuração de níveis de engajamento em ambientes virtuais de aprendizagem de forma automática, ou seja, de maneira menos intrusiva. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo conceber e avaliar uma ferramenta para mensurar o engajamento de Estudantes na Educação Mediada por Tecnologias. A ideia é que a ferramenta possa registrar o máximo de detalhes da interação do estudante com os materiais instrucionais a partir de métricas que serão definidas a partir da literatura. Espera que a ferramenta forneça ao professor e aos estudantes elementos para monitorar os níveis de engajamento e auxiliem na detecção dos motivos do desengajamento.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADJA FERREIRA DE ANDRADE - UFRN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER