PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: DIOGO FERNANDO TREVISAN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO FERNANDO TREVISAN
DATA : 07/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ihh-mncf-hmm

Intervenções Comportamentais Por Intermédio de Ferramentas Computacionais

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comportamento repetitivo e estereotipado, dificuldades na comunicação verbal e não verbal e no comportamento social. As causas do TEA ainda são desconhecidas, porém, quanto antes identificado, mais cedo pode-se começar uma intervenção e dar mais autonomia à criança. A Análise do Comportamento Aplicada, do inglês Applied Behavior Analysis  (ABA), se refere à ciência comportamental, fundamentada nos princípios da análise experimental do comportamento e apresenta os melhores resultados para os transtornos de neurodesenvolvimento.  A ABA consiste em avaliar e intervir, através do ensino de comportamentos específicos que envolvem diversas áreas do desenvolvimento da criança. Para cada criança, é necessário que um profissional - analista do comportamento - faça uma avaliação para verificar seu desenvolvimento e intervenha com um programa de ensino específico.Atualmente, existem diversos software para auxiliar na aplicação da ABA, porém, com pouca (ou nenhuma) flexibilidade na personalização do programa de ensino - apenas permitem selecionar imagens que serão utilizadas em atividades já definidas. Desta maneira, o profissional deve utilizar atividades pré-definidas, o impossibilitando de criar um programa de ensino específico para cada estudante. Neste trabalho é apresentado o design e implementação de um software para educação especial baseado em ABA. O software permite que profissionais da análise comportamental criem atividades personalizadas baseadas em templates já existentes no software, além de permitir a criação de seus próprios templates, sem a necessidade de conhecimento prévio de programação de computadores. O software tem suporte multimídia, o que permite utilizar como estímulos nas atividades imagens, textos, áudio e vídeo. Também é possível criar perfis para os estudantes, configurar programas de ensino com recompensas e correções configuráveis e visualizar relatórios. O software foi implementado em plataforma web com design responsivo ajustável aos diferentes tamanhos de tela,  dispositivos, browsers e sistemas operacionais.Para validar a aceitação do software, foram realizadas avaliações com profissionais do comportamento e também com mães de estudantes com necessidades especiais. Tanto os profissionais quanto as mães avaliaram positivamente o software e disseram que utilizariam em futuras intervenções: os profissionais para criarem programas de ensino, e os pais como ferramenta para ensinar seus filhos. Durante o isolamento social da Covid-19, o software foi inserido no uso cotidiano, sendo incorporado ao workflow de analistas comportamentais e educadores. Ao final do trabalho, são apresentadas as descobertas que este estudo proporcionou, as suas limitações , bem como os trabalhos futuros.

Presidente - Interno ao Programa - 1672977 - JOAO PAULO GOIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS BARBOSA ALVES DE SOUZA - UFPA