PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO CARDINAL DOS SANTOS

DISCENTE : LEANDRO CARDINAL DOS SANTOS
DATA : 09/10/2020
LOCAL: por participação remota

Previsão de Inadimplência em Cartão de Crédito com Técnicas de Aprendizado de Máquina e Análise de Sobrevivência

A inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou consideravelmente em 2019.  Consumidores nessa situação têm dificuldades na obtenção de crédito e financiamentos, afetando diretamente o empreendedorismo e impedindo a geração de novos postos de trabalho. Atualmente o  setor de cartão de crédito é o que mais negativa clientes por falta de pagamento. Este trabalho tem como principal objetivo estudar métodos computacionais que permitam prever a inadimplência do consumidor.  A previsão de inadimplência é modelada como um problema de análise de sobrevivência, onde o tempo de falha é representado pelo momento do não pagamento. Um dos diferenciais deste trabalho está na adoção de uma característica denominada fator de quitação do extrato, que é calculada individualmente nos doze meses do experimento. Essa característica é utilizada no processamento do modelo que envolve: (i) técnicas estatísticas tradicionais; (ii) técnicas de aprendizado de máquina por máquinas de vetores de suporte. A avaliação do modelo é um ponto crítico do estudo. Medidas de desempenho tradicionais não são válidas quando a amostra apresenta censura. Dessa forma, adotou-se o Índice de Concordância (c-index) como base de comparação entre os métodos. A amostra consiste em dados de uma administradora de cartões de crédito que opera no sudeste brasileiro. O experimento foi dividido em duas etapas, onde a primeira considerou o fator de quitação durante os três meses iniciais, enquanto que a segunda considerou durante os cinco meses iniciais. Notou-se um aumento no c-index na segunda etapa, sugerindo que essa pode ser uma característica relevante na prevenção de inadimplência.

Presidente - Interno ao Programa - 1773182 - SAUL DE CASTRO LEITE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABRÍZZIO CONDÉ DE OLIVEIRA - UFF
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008017 - DENIS GUSTAVO FANTINATO