Planejamento do Design e Execução da Avaliação do Desempenho de Alunos em Jogos Sérios Educacionais
Os jogos sérios educacionais (JSEs) são desenvolvidos para apoiar a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades, por isso há a necessidade de mensurar os resultados alcançados (tanto depois que os alunos usam o jogo, como durante o jogo), para garantir a eficácia e efetividade dos jogos. Em JSEs, a avaliação pode ter o objetivo de avaliar o jogo em si, o produto final, ou o desempenho do aluno, no auxílio ao aprendizado do aluno. No entanto, a maioria das avaliações em JSEs são realizadas com foco em coletar a satisfação, motivação e outras reações dos alunos, sendo muitas vezes ignorada a avaliação da aprendizagem. Isto ocorre pela falta de abordagens (processos, modelos, métodos, frameworks) que apoiem o planejamento da avaliação durante o processo de produção de um JSE. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar o AvaliaJSE, um modelo conceitual para estruturar, orientar e suportar o planejamento e design e execução da avaliação do desempenho do aluno em JSEs. O AvaliaJSE foi concebido por meio de uma visão holística sobre as abordagens (métodos, metodologias, processos, frameworks, modelos) de avaliação, no contexto de JSEs, através de um levantamento bibliográfico. O AvaliaJSE possui dois artefatos: um modelo canvas e um documento de projeto da avaliação, este para especificação mais detalhada do canvas. Para análise e exemplificação do uso do modelo, os artefatos foram aplicados a três jogos já prontos, como prova de conceito. Além disso, o AvaliaJSE foi avaliado por especialistas da área de desenvolvimento de JSEs e avaliação, por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas, sobre sua corretude, consistência, clareza, inequívoco, completude, autenticidade, flexibilidade e usabilidade. O AvaliaJSE e seus artefatos podem ser usados para auxiliar a equipe no planejamento, documentação e desenvolvimento dos artefatos e coleta de dados em JSEs, bem como, na execução da avaliação, mensuração da aprendizagem e feedback constante e personalizado para os alunos.