Diretrizes para o desenvolvimento de jogos digitais educacionais embasados na teoria sociointeracionista de Lev Vigotski
Os jogos educacionais digitais (JDEs), são considerados softwares educacionais (SEs) e têm sido utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nos mais diversos contextos, no entanto observa-se a falta de atenção de questões pedagógicas em seu processo de criação. Desenvolver um JDE que supra as necessidades de uma perspectiva pedagógica sociointeracionista é também um desafio da computação, pertinente ao desenvolvimento de softwares com qualidade, pois estes devem atender requisitos específicos dos educadores. Objetiva-se nesta pesquisa analisar o processo de desenvolvimento do JDE Expedição Antártica, desenvolvido pelo grupo de pesquisa INTERA (Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis), investigando assim as características que tornam as mecânicas de jogo alicerçadas na teoria sociointeracionista de Lev Vigotski. Para tanto, recorreu-se à revisão sistemática da literatura e a análise do processo de desenvolvimento do jogo Expedição Antártica. Ao final, espera-se identificar as características da mecânica de jogo que o torna alicerçado na teoria de aprendizagem sociointeracionista.