PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição - 4a 22/03 13h: "Neurociência e Arquitetura: novas parcerias por espaços melhores" - Andréa de Paiva (Istituto Europeo de Design)

Data e hora:quarta-feira 22/03/2023  13-14h

Palestrante: Andréa de Paiva
Sala: somente online: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppc-ncg
Afiliação: Istituto Europeo di Design
Título: Neurociência e Arquitetura: novas parcerias por espaços melhores
Resumo: A palestra abordará questões relacionadas à aplicação da neurociência à arquitetura e ao design de ambientes. Quais são essas possíveis aplicações? Que contribuições essa parceria entre neurocientistas e arquitetos pode trazer para a ciência e para a sociedade? Quais tipos de edifícios podem se beneficiar? Como a neurociência pode nos ajudar a criarmos espaços melhores?
A maior parte de nossas vidas é passada em espaços construídos e tais espaços moldam nossos comportamentos, relacionamentos e bem-estar. Cada característica do ambiente (isoladamente e combinada às demais) - como a iluminação, o layout, os materiais etc. - tem o potencial de gerar diferentes efeitos no organismo que se refletem nas nossas atitudes e saúde. A compreensão da relação indivíduo-ambiente pode trazer benefícios tanto para a ciência como para a criação de ambientes com os mais diversos usos. Essa palestra visa discutir os desafios e as possibilidades que a neurociência aplicada a arquitetura pode trazer, com foco em incentivar questionamentos, novas parcerias e discussões nesse campo interdisciplinar.
Bio: Andréa de Paiva é Master of Arts (Middlesex University, Londres) e arquiteta e urbanista (USP). Com o objetivo de unir pesquisa, educação e design em seu trabalho, seus interesses de pesquisa envolvem o campo interdisciplinar da ciência cognitiva aplicada à arquitetura e ao urbanismo, a fim de entender melhor como o ambiente físico pode afetar os indivíduos e a sociedade. Os principais tópicos de sua pesquisa incluem efeitos de curto e longo prazo do ambiente físico; enriquecimento ambiental e plasticidade cerebral; como o espaço afeta a memorização de experiências; restauração cognitiva; e a experiência multissensorial dos espaços. Andréa é vice-presidente do ANFA Chapter Brazil da Academy of Neuroscience for Architecture do Salk Institute e criadora do NeuroAU, espaço online criado para disseminar discussões sobre as possíveis conexões entre ciência cognitiva e arquitetura, design e urbanismo. Por meio de vídeos, artigos, webinars, treinamentos in company, consultorias e cursos online a NeuroAU compartilha conhecimento com profissionais de todo o mundo, tendo tido mais de 300 alunos de mais de 30 países. Andréa também é coordenadora do curso Interiores & Neurociência: design focado nas pessoas no IED (Istituto Europeo di Design), além de colaboradora no projeto de pesquisa sobre como o design afeta o comportamento, desenvolvido pelo DPArchitects em Cingapura/Londres e financiado pelo Design Singapore Council.
Transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppc-ncg
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 15:58