PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: PEDRO RICARDO BRONZE

DISCENTE : PEDRO RICARDO BRONZE
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC; https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/yossi
Teste sensorial quantitativo como preditor de dor neuropática em pacientes diabéticos

A neuropatia diabética é uma das complicações mais comuns do diabetes, afetando cerca de metade dos pacientes com a doença. O desenvolvimento de dor crônica é um dos sintomas da neuropatia diabética, ocorrendo principalmente nas extremidades dos membros, manifestando-se como respostas exacerbadas a estímulos sensoriais, com diferentes perfis sensoriais associados à dor e à responsividade à analgesia. O objetivo deste estudo foi avaliar o valor informativo dos itens do Teste Sensorial Quantitativo (QST) em relação à previsão da classificação da dor realizada pelo Douleur Neuropathique en 4 (DN4) e McGill Pain Questionnaire (MPQ). Uma abordagem de aprendizado de máquina foi usada para analisar os dados coletados de 29 homens e 26 mulheres, todos diagnosticados com diabetes mellitus. Os resultados mostraram que os itens do QST por si só têm baixo valor preditivo em relação ao DN4 e ao MPQ. No entanto, quando combinado com fatores sociodemográficos, afetivos e cognitivos, o valor preditivo aumentou para MPQ, dependendo do classificador e do número de itens selecionados. Em geral, os itens do QST relacionados às mãos tiveram maior valor informativo do que os itens relacionados aos pés. Esses resultados indicam que os QST são potencialmente úteis como uma ferramenta complementar para identificar a dor crônica em pacientes diabéticos.

Presidente - Interno ao Programa - 1674604 - YOSSI ZANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676329 - RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Fuad Ahmad Hazime - UFPI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO