PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: JANINE RIBEIRO CAMATTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANINE RIBEIRO CAMATTI
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC
Estimação de Tempo e Escolha Intertemporal: Um Estudo de EMT Guiado por fNIRS

Comprar um produto agora ou economizar dinheiro e comprar algo mais valioso no futuro é um dilema frequente para a maioria das pessoas. As decisões que envolvem trocas entre custos e benefícios ao longo do tempo são referidas como escolhas intertemporais. Geralmente, os seres humanos aplicam uma taxa variável de desvalorização à ganhos futuros: as taxas de desconto, em termos mensais, são relativamente altas e baixas para recompensas esperadas em um futuro próximo ou distante, respectivamente. Uma possível explicação dessa inconsistência é a influência da percepção de tempo. Sugere-se que a percepção do tempo pode seguir uma tendência de aceleração, linearidade ou desaceleração em relação ao tempo objetivo, dependendo do indivíduo e do formato de apresentação dos intervalos de tempo. Desta forma, a percepção da magnitude dos intervalos de tempo poderia influenciar na decisão intertemporal. O objetivo geral deste estudo foi identificar regiões corticais envolvidas com o processamento cognitivo de percepção de tempo e escolha intertemporal.

Em um experimento, 16 voluntários estimaram a magnitudes de números abstratos e de intervalos de tempo no formato de Número+meses. Em ambas tarefas, o comprimento de uma linha era utilizado como escala analógica para representar magnitude. Uma tarefa Controle consistia na escolha entre as duas extremidades da linha. A atividade cortical em regiões frontais e parietais era registrada, simultâneo à realização das tarefas, por meio de fNIRS. A magnitude foi estimada como maior para intervalos de tempo do que para números abstratos. No entanto, não houve diferença no grau de compressão, conforme evidenciado pelos coeficientes das funções de potência ajustados aos dados. Houve diferença na ativação das regiões frontais avaliadas nas condições de Controle e Número+meses quando considerando o registro de HbO.

Em um segundo experimento, 37 participantes realizaram as tarefas de estimação de intervalos de tempo e escolha intertemporal. Em ambos casos, os intervalos de tempo foram apresentados em duas formas: Número+meses e eventos pessoais. As tarefas foram realizadas antes e depois de estimulação em uma de três áreas corticais por meio de estimulação magnética transcraniana (EMT). Foi observada uma diferença na estimação de magnitude de intervalos de tempo no formato número+meses entre o grupo estimulado no córtex pré-frontal dorsolateral e os outros dois grupos. No caso das taxas de desconto na escolha intertemporal, houve diferenças na condição de apresentação dos intervalos de tempo no formato de número+mêses e eventos, mas não foi observado efeito da área estimulada.

Os resultados comportamentais confirmam a importância do contexto na tarefa de estimação magnitude, no caso, apresentação em formato de números abstratos, números + unidade de tempo e intervalos de tempo indicados pela ocorrência de eventos pessoais. Consequentemente, a taxa de desconto na tarefa de escolha intertemporal também é impactada pelo contexto. A região do córtex pré-frontal dorsolateral foi identificada como a região com maior potencial de intermediar tais diferenças.

Presidente - Interno ao Programa - 1674604 - YOSSI ZANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2139904 - CLAUDINEI EDUARDO BIAZOLI JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CANDIDA DA SILVA FERREIRA BARRETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RICKSON COELHO DE MESQUITA - UNICAMP