PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: CARIN GORESCU CALDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARIN GORESCU CALDEIRA
DATA : 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual (https://hku.zoom.us/j/98192226037?pwd=VTRycExWaWN6Ky91OW9wRUJaeWZIZz09)
TÍTULO:

Caracterização das habilidades de escrita em grupo de alunos

do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: aspectos linguísticos e cinemáticos.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A escrita é uma habilidade complexa que necessita da integridade de funções
cognitivas e linguísticas para seu perfeito desempenho. Modelos cognitivos do
processamento da escrita permitem distinguir os processos denominados
centrais, que envolvem a soletração por meio do acesso ao léxico semântico
e/ou fonológico e a conversão fonema-grafema, daqueles denominados
periféricos, que envolvem o processamento pelo retentor (buffer) grafêmico, a
conversão alográfica e o planejamento grafo-motor. O avanço da tecnologia
tem permitido caracterizar com maior precisão os processos periféricos da
escrita por meio de medidas de avaliação cinemática para obtenção de
parâmetros temporais, espaciais e de pressão sobre o papel. No entanto, não
há ainda em nosso meio, estudos que investigaram esses parâmetros e sua
relação com os aspectos linguísticos.
Este estudo teve como objetivo caracterizar e verificar a relação entre aspectos
linguísticos (rota fonológica e lexical) e cinemáticos (velocidade, pressão,
tremor e tempo da caneta no ar) da escrita em uma amostra de 106 estudantes
do ensino fundamental. Em relação à linguagem houve maior acerto no ditado
de palavras (p < 0,001; η2 = 0,439), diferença nos efeitos de extensão de
palavras (p = 0,015; η2 =0,117), de regularidade (p < 0,001; η2 = 0,201); de
frequência (p < 0,001; η2 = 0,209) e lexicalidade (p = 0,001; η2 = 0,168) com o
aumento da escolaridade. Em relação aos parâmetros cinemáticos da escrita
houve redução do tempo médio da caneta no ar (p < 0,001; η2 =0,329) e do
tremor (p < 0,001; η2 =0,253) enquanto houve aumento da pressão da caneta
(p < 0,001; η2 = 0,468) ao longo das séries. Uma análise de regressão linear
(IC = 95%) foi realizada para determinar o efeito da idade sobre o tempo da
caneta no ar (R2 = 0,209, F = 27,4, p <0,001), velocidade da escrita (R2 =
0,086, F = 9,81, p = 0,002), pressão (R2 = 0,376, F = 62,5, p < 0,001) e tremor
(R2 = 0,132, F = 15,8, p < 0,001). Também foram analisados os efeitos do
tempo da caneta no ar (R2 = 0,326, F = 50,5, p <0,001), da pressão (R2 =

0,279, F = 40,2, p <0,001) e do tremor (R2 = 0,196, F = 25,4, p <0,001) sobre o
acerto no ditado de palavras. Há relação entre o desenvolvimento de aspectos
cinemáticos e linguísticos da escrita. Nessa amostra, a melhora das
habilidades motoras foi preditiva do aumento no acerto em palavras ditadas. O
estudo foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa da UFABC pelo
processo 2.866.946.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2418537 - DANIEL BOARI COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - PUC - RJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CRISTINA MICELLI FONSECA - UFC
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 09:04
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