PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA APARECIDA DE PAULA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA APARECIDA DE PAULA
DATA : 01/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

Migrações Ambientais no Século XXI: Sul Global e as Fronteiras Planetárias e Sociais do Antropoceno


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A temática ambiental tem sido predominante no campo das ciências exatas e biológicas, isto porque parte-se do pressuposto do entendimento biogeoquímico dos processos ambientais que ocorrem no planeta. Essa concepção biogeoquímica traz em seu cerne, questões como as dinâmicas que influenciam o aumento de temperatura, ou a acidificação dos oceanos com a alteração do pH. Isto não significa que as ciências sociais não debatem as mudanças ambientais globais, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido, tanto em questões teóricas, como empíricas.

Neste sentido, o debate ambiental dentro das ciências sociais é ainda, de certa forma, controverso, porque falta um certo diálogo entre as disciplinas, para assim construir uma postura interdisciplinar de entendimento e de resposta.

Faz-se necessária uma construção ou adaptação de abordagens. Sendo assim, este trabalho traz a questão ambiental a partir da estrutura sistêmica político-econômica em que as sociedades se inserem, com o intuito de compreender como essa estrutura influencia e impulsiona processos das mudanças ambientais e suas consequências, como as migrações ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2058245 - LEONARDO FREIRE DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2421353 - ANDREA SANTOS BACA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2348602 - GABRIELA FARIAS ASMUS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1347739 - LUIZ DE SIQUEIRA MARTINS FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 12/10/2022 16:19
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod