PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GUSTAVO DE SOUZA FERREIRA

DISCENTE : LUCAS GUSTAVO DE SOUZA FERREIRA
DATA : 13/06/2022
LOCAL: São Bernardo do Campo

Empresas estatais multinacionais e o capitalismo contemporâneo

Organizações intergovernamentais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD, ou instituições privadas que realizam pesquisas, como a revista Forbes, têm demostrado a grande relevância das empresas estatais multinacionais na economia mundial. Elas estão não só entre as maiores empresas do mundo, mas atuam em uma grande quantidade de setores, empregam milhões de trabalhadores e várias delas, possuem alta capacidade para financiamentos. Ainda que a quantidade destas empresas varie de país para país, há sinais de que essa importância em termos mundiais cresceu no último período. Isso se deve não só pelo aumento do número de matrizes, resultado da alta injeção de recursos de seus Estados de origem, mas também pela significativa quantidade de filiais presentes em todo o globo. Ainda que existam variados motivos para que este crescimento esteja acontecendo, há um aspecto que desperta especial interesse: as empresas estatais multinacionais cresceram num período de hegemonia neoliberal, inclusive nos países capitalistas mais importantes. Assim, o presente estudo debate a importância das empresas estatais multinacionais para o capitalismo contemporâneo. Com uma retrospectiva histórica, busca-se recuperar a evolução das empresas estatais nos Estados Unidos, Alemanha e China. Através da base de dados Orbis, da empresa Bureau Van Dijk, apresenta-se um panorama sobre as empresas estatais multinacionais no ano de 2020. E, por fim, apresenta-se um debate teórico de como se relaciona a dinâmica do capitalismo contemporâneo com o crescimento das empresas estatais multinacionais.

Presidente - Interno ao Programa - 2187294 - VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550812 - VALERIA LOPES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIAS MARCO KHALIL JABBOUR - UERJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO