PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Informes sobre a prova de proficiência para ingressantes

Boa tarde,

A Coordenação vem dar alguns informes relativos à prova de proficiência aos ingressantes de 2020.

Primeiramente, relembre-se que as provas de proficiência estão pendentes para tais discentes, em função das alterações do edital do processo seletivo de 2020 no contexto da pandemia do Covid-19.

Para tod@s que realizarão a prova, a Coordenação orienta, primeiramente, que façam -se desejarem- seu cadastro no banco de dados do Núcleo de Línguas da UFABC, em <https://netel.ufabc.edu.br/idiomas/nivelamento>. Este cadastro ajudará o NETEL a mapear a eventual demanda dos discentes junto aos serviços que este pode oferecer.

Caso alguns dos ingressantes já tenham alguma comprovação, certificado de cursos etc. que possam ser avaliadas pelos professores de inglês ou espanhol, enviar ao email <idiomas.netel@ufabc.edu.br> o PDF desses documentos; assim poderá ser dada celeridade à entrada no banco de dados dessas línguas e os discentes serão avisados sempre que ofertarmos algum grupo de estudos ou módulo naquele nível; porém, pode haver concorrência e o NETEL terá de seguir os critérios do edital específico. De toda forma, é importante os alunos constarem no banco de dados como um início.

Caso haja alunos que se declarem em nível elementar (aptos a A1) nessas línguas (espanhol e inglês) e demandem acompanhamento de módulos desse nível, pede-se também que escrevam ao NETEL explicando essa situação; esses casos são mais urgentes, pois eles precisam aperofundar a formação à qual provavelmente não tiveram acesso, e terão menos tempo de comprovar posteriormente o nível B1 ou B2.

O NETEL também apoia, com um de nossos professores, um curso preparatório promovido na Proec pelo professor Sidney Jard; o curso é voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade, mas as datas também já se encerraram para 2020; então este pode ser uma opção adicional para o futuro caso o curso se repita: ver https://sites.google.com/view/posgraduar-ufabc

A Coordenação distribuirá em breve uma versão teste de cada prova (espanhol e inglês) para que os ingressantes as realizem em casa de forma a estimar o nível em que se encontram e prepararem-se de forma mais adequada para a aplicação efetiva da prova.

Estima-se que a aplicação presencial da prova EFETIVA dar-se-á na realização da prova de proficiência do próximo processo seletivo do PPG-EPM, a ocorrer em meados de 2021; isto ainda não está confirmado e pede-se aos ingressantes que aguardem a confirmação.

A Coordenação voltará a contatar em breve os ingressantes para envio da versão da prova-teste.

Ficamos à disposição para quaisquer eclarecimentos.

A Coordenação

Vitor E. Schincariol