LEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIA
A pesquisa aborda o ensino de Filosofia a partir da leitura de textos literários e filosóficos.
O objetivo é o desenvolvimento da reflexão filosófica com os estudantes, a partir da leitura de textos
filosóficos e literários em aulas de Filosofia. Para isso será analisada a pertinência da
Literatura como recurso nas aulas de Filosofia. A leitura filosófica é considerada um
ponto importante dentro do aprendizado filosófico, por isso se especificarão os seus
elementos, indicando como fazê-la e expondo suas dificuldades para um estudante
iniciante. A leitura literária na aula de Filosofia é uma possível contribuição para o ensino.
Para isso se especificarão os elementos constituintes da literatura em comparação aos
elementos do texto filosófico, a fim de analisar como se dá a contribuição da leitura
literária e filosófica para o ensino de Filosofia. A prática da leitura literária e filosófica
nas aulas de Filosofia será analisada a partir de aulas testes. Estas consistem no relato
pessoal das aulas desenvolvidas e nas análises pertinentes ao envolvimento dos
estudantes, bem como da participação do professor diante de todo o processo.