DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES NO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO
A pesquisa proposta é motivada pela importância da educação e as dificuldades em reconhecer quais os aspectos a ela correlacionados promovem o desenvolvimento humano. Por ser uma variável multidimensional, afetando e sendo afetada por diferentes e diversificadas esferas da vida em sociedade, torna-se complexo estabelecer uma medida de desempenho. Testes padronizados, tais como os da Prova Brasil, tem sido recorrentemente utilizados como medida de qualidade de educação, embora não reflitam as múltiplas dimensões que possam influenciar tais resultados. Para contribuir para a reflexão sobre as desigualdades presentes no Brasil no que se refere a Educação, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar desigualdades de oportunidades entre estudantes brasileiros. Para cumprir o objetivo geral, duas estratégias empíricas são aplicadas e apresentadas em dois ensaios. Um primeiro ensaio tem por objetivo identificar os fatores que independem da iniciativa ou esforço do aluno e que podem impactar nos resultados dos testes padronizados da Prova Brasil 2017, a partir do modelo inicialmente proposto por Roemer (1998) e aplicando a estratégia desenvolvida por Ferreira-Gignoux (2011). Um segundo ensaio busca identificar se existem diferenças nos resultados da prova do Enade entre alunos que realizam o ensino presencial ou a distância