PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: LUIS FERNANDO GARCIA AMBROSI

DISCENTE : LUIS FERNANDO GARCIA AMBROSI
DATA : 29/08/2019
LOCAL: na sala 406, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Efeito da Texturização e Recobrimento com DLC nas Características Tribológicas do Aço AISI 4340 Submetido a Ensaios com Movimentos Alternados

Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da texturização superficial em conjunto com o recobrimento com DLC (Diamond-like carbon) no coeficiente de atrito e na taxa de desgaste do aço AISI 4340. Também foram avaliadas separadamente a influência da texturização superficial e do recobrimento com DLC através de ensaios de deslizamento com movimento alternado (reciprocating) lubrificado. As amostras passaram pelos processos de lixamento, polimento, texturização superficial a laser e recobrimento com um filme de DLC através da técnica de Deposição Química na Fase Vapor Assistido por Plasma (PECVD – Plasma Enhanced Chemical Vapor Deposition). A máquina de movimento alternado foi utilizada no modo esfera/plano, com uma esfera de aço AISI 52100 de 10 milímetros de diâmetro e óleo lubrificante PAO 8. Foram medidos o coeficiente de atrito e a taxa de desgaste com o intuito de analisar o desempenho tribológico dos grupos de amostras estudados. As superfícies das amostras foram analisadas por microscopia confocal de varredura a laser e microscopia eletrônica de varredura (MEV) com espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Os resultados mostraram que as amostras texturizadas e recobertas com DLC obtiveram resultados benéficos na redução do atrito e do desgaste em comparação com as amostras de referência.

Presidente - Interno ao Programa - 2133170 - ERIKA FERNANDA PRADOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1765425 - MARCIO GUSTAVO DI VERNIERI CUPPARI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NEWTON KIYOSHI FUKUMASU - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1925199 - ANIBAL DE ANDRADE MENDES FILHO