PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA SHIROMA

DISCENTE : ERIKA SHIROMA
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

AVALIAÇÃO MICROESTRUTURAL, MECÂNICA E CORROSIVA DA LIGA Ti-6Al-4V COM ADIÇÃO DE Nb OBTIDAS POR FUSÃO A ARCO

As ligas de titânio são materiais avançados utilizados em aplicações de alta demanda, pois oferecem propriedades superiores em comparação com metais comuns como aço, alumínio, magnésio, entre outros. Suas propriedades como alta resistência à oxidação em ambientes agressivos, alta resistência mecânica como módulo elástico, resistência à fadiga e boa biocompatibilidade se tornam atrativos para indústrias aeronáuticas, químicas, automotivas, biomédicas e entre outros. A liga Ti-6Al-4V é a liga de titânio mais comum no mercado por apresentar ótimas características mecânicas e corrosivas e sua aplicação é amplamente utilizada em diversas indústrias, incluindo a indústria biomédica. O presente trabalho visa estudar o efeito da adição de Nióbio que é um elemento biocompatível em diferentes concentrações de 13%, 35% e 53% em peso a liga Ti-6Al-4V. As ligas foram obtidas por meio de solidificação em molde de coquilha, utilizado um forno a arco com atmosfera controlada de argônio, equipado com um cadinho e molde cilíndrico de cobre. Posteriormente, foram realizados tratamentos térmicos, onde a temperatura de tratamento de cada liga foi determinada conforme a concentração do nióbio. A caracterização microestrutural foi realizada por microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura e difração de raios-X. A caracterização mecânica foi realizada através de medidas de dureza Vickers, Nanodureza e ensaios de compressão à temperatura ambiente. Além disso, realizou-se ensaios eletroquímicos para verificar o comportamento eletroquímico em meio a um ambiente salino. Os resultados indicaram que com o aumento da concentração de nióbio, maior é a estabilização da fase β, uma fase residual em ligas de Ti-6Al-4V. Além disso, suas propriedades mecânicas como a dureza reduz com o aumento do nióbio, pois a fase β é uma fase menos resistente que a fase α e as fases metaestáveis α’ e α’’. Para os ensaios eletroquímicos, observou-se uma ligeira melhoria na resistência à corrosão com a adição de nióbio.

Presidente - Interno ao Programa - 3068039 - MOHAMMAD MASOUMI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2133170 - ERIKA FERNANDA PRADOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2297395 - FREDERICO AUGUSTO PIRES FERNANDES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671292 - SYDNEY FERREIRA SANTOS