PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: ALEXANDRE ALVES DA SILVA

DISCENTE : ALEXANDRE ALVES DA SILVA
DATA : 28/10/2022
LOCAL: on-line

ESTUDO DA OXIDAÇÃO EM ALTAS TEMPERATURAS DO AÇO VÁLVULA X30CrNiMnNbN25-12

Componente internos de motores a combustão, como as válvulas, são expostos a condições extremas de operação, como elevadas temperaturas, carregamentos mecânicos cíclicos e atmosferas corrosivas, e estes componentes devem manter suas propriedades e características funcionais ao longo da vida útil estimada. Mais recentemente, os motores desenvolvidos para uso em caminhões diesel, tiveram o volume da câmara de combustão reduzido em relação aos motores antigos (de 16 litros para 12 ou 13 litros), atingem pressões de até 220 bar ou superior. Essas novas condições foram necessárias para atender as rígidas normas ambientais de controle de emissões. É nesse contexto que surge o aço válvula X30CrNiMnNbN25-12, objeto de estudo desse trabalho, que foi desenvolvido como opção ao uso das superligas de níquel, com melhor custo e expectativa de desempenho superior ao das ligas precedentes. O presente trabalho apresentará resultados de estudos sobre mecanismo de oxidação em altas temperaturas e corrosão. Irá também estudar o mecanismo de formação da camada de óxido, assim como quantificar as fases formadas para que se conheça as condições na qual esse material pode ser aplicado.

Presidente - Interno ao Programa - 1925199 - ANIBAL DE ANDRADE MENDES FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO DELLA ROVERE - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671292 - SYDNEY FERREIRA SANTOS