PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: JAINE APARECIDA DA SILVA PEREIRA

DISCENTE : JAINE APARECIDA DA SILVA PEREIRA
DATA : 31/01/2022
LOCAL: por participação remota

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS PARA APLICAÇÃO EM MEMBRANA DE FILTRAÇÃO

As membranas são barreiras que permitem a separação de materiais dependendo de suas propriedades físicas e químicas e apresentam um desempenho superior aos filtros convencionais devido ao elevado tamanho de sua área superficial e menor tamanho dos poros. Os principais materiais utilizados para a preparação de membranas apresentam baixas propriedades hidrofílicas, sendo suscetíveis a problemas de fouling (depósito). Visando a diminuição desse problema, este trabalho sugere a síntese de materiais compósitos condutores, de polianilina e óxido de grafeno para modificação de membranas de poli (éter sulfona). A polianilina (PANI) é um polímero condutor intrínseco muito estudado, devido a algumas características importantes como o baixo custo do monômero, processo de polimerização conhecido, excelente estabilidade em condições ambientais e facilidade em ter seu estado condutor-isolante alterado de forma controlada. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar a síntese e caracterização de filmes de polianilina e óxido de grafeno (GO), visando a modificação de membranas de poli(éter sulfona) para diminuição do efeito de fouling, e produção de uma membrana condutiva, respectivamente. Para a obtenção dos filmes, foi utilizada a técnica de casting, a partir de uma solução de polianilina em N-metil-2-pirrolidona (NMP), 3% (m/v). Os filmes obtidos foram então dopados por imersão com a utilização de dois ácidos: o ácido clorídrico (HCl) e o ácido canforsulfônico(HCSA), por diferentes intervalos de tempo. Foram testadas duas proporções diferentes para a fase dispersa de GO, 0,5 e 0,74% em relação a PANI. Os materiais sintetizados foram caracterizados por espectroscopia UV-Vis e Raman, morfologicamente por microscopia eletrônica de varredura e eletricamente através da técnica de resistividade 4 pontas. Como resultado, os filmes de PANI-GO 0,74% apresentaram uma melhora na condutividade elétrica, o filme dopado com ácido clorídrico apresentou níveis de condutividade de 20,14 à 85,97 (S.cm-1), sendo o material interessante para a modificação de membranas.

Presidente - Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604737 - EVERALDO CARLOS VENANCIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1073159 - EDUARDO LUCAS SUBTIL