PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO FRANCISCO ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO FRANCISCO ALMEIDA
DATA : 09/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Santo André
TÍTULO:

Síntese, caracterização e dopagem com nitrogênio de nanotubos de óxido de titânio (TiO2) visando a aplicação como camada transportadora de elétrons em célula solar de perovskita.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

O TiO2 é um dos materiais mais investigados na ciência de materiais contemporânea, devido a um conjunto de propriedades eletrônicas particulares, que permite a sua aplicação em diversas áreas, dentre elas a de fotocatálise heterogênea e a de células solares. Neste trabalho pretende-se realizar o estudo de parâmetros (concentração do eletrólito, pH, voltagem e temperatura do banho) de síntese de nanotubos (NTs) de TiO2 obtidos a partir de filmes finos de Ti depositados em vidro recoberto com óxido de estanho dopado com flúor (FTO), para a aplicação como camada transportadora de elétrons em célula solares baseadas em perovskita.

A deposição do filme fino de Ti foi realizada através da técnica de r.f. magnetron sputtering e os nanotubos de TiO2 foram obtidos a partir do processo de oxidação anódica dos filmes de Ti em um eletrólito contendo NH4F e etilenoglicol.

Além disso, avaliou-se a influência do tratamento térmico com diferentes valores de temperatura e tempos utilizando-se de um forno mufla. 

Os nanotubos obtidos apresentaram vários nanômetros de comprimento (de 320 a 1000 nm), com espessuras de parede típicas e espaçamentos intertubulares variando de 8 a 39 nm e diâmetros de poros de 33 a 71 nm. Após o tratamento térmico a 450°C por 1h, o material amorfo se cristalizou na fase anatase e ficou transparente.

A dopagem com nitrogênio será realizada pelo aquecimento dos NTs com uréia (CH₄N₂O) com a finalidade se avaliar as mudanças nas características físicas, morfológicas, elétricas e óticas do material.

Os filmes foram caracterizados através de técnicas de espectroscopia UV-Vis, Raman, de difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura e de Resistividade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1925199 - ANIBAL DE ANDRADE MENDES FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1768304 - DENISE CRIADO PEREIRA DE SOUZA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604737 - EVERALDO CARLOS VENANCIO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Notícia cadastrada em: 15/11/2020 01:36
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod