PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDENÍSIO MORAES CORREIA

DISCENTE : ALDENÍSIO MORAES CORREIA
DATA : 03/12/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Política Estadual de Recursos Hídricos no contexto de governança multinível da água: uma análise da rede de atores no processo de formulação e tomada do Plano Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo

O federalismo brasileiro e o processo de redemocratização do país trouxeram novos atores e processos para a produção das políticas públicas nacionais, exigindo as mais diversas formas de coordenação vertical e horizontal durante o processo de formulação e implementação das políticas de recursos hídricos. Considerando que estas políticas são um campo de governança particularmente sensitivo à questão de escala, uma vez que os problemas que afetam a água raramente correspondem aos limites jurisdicionais funcionais e territoriais dos entes definidos na constituição, a pesquisa visa entender as relações entre os diferentes atores sociais envolvidos na governança. Nesta pesquisa pretende-se analisar relações de interdependência dos atores de diferentes contextos institucionais para os processos de formulação e de tomada de decisão referentes ao Plano de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. O estudo de caso recorre a diferentes métodos como coleta de dados, pesquisa documental, aplicação de questionários sociométricos e a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos principais stakeholders do nível estadual envolvidos na formulação do plano. As técnicas de análise de redes sociais auxiliarão no tratamento e na análise dos dados levantados.

Presidente - Interno ao Programa - 1263030 - KLAUS FREY
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO JOSÉ GRIN - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763487 - SANDRA IRENE MOMM SCHULT