PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de DEFESA: VANIA APARECIDA ARAÚJO CORREIA

DISCENTE : VANIA APARECIDA ARAÚJO CORREIA
DATA : 27/09/2019
LOCAL: sala S101, 1º andar, Bloco Alpha 1, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Juventude como ator social: novas formas de ação coletiva e de interação com o Estado

Esta pesquisa investiga os principais aspectos que caracterizam a ação coletiva de jovens na contemporaneidade, a partir das demandas expressas, do repertório de ação e da cultura política. A partir de um recorte específico no movimento social estudantil, interpreta as rupturas entre tradicionais e novíssimos sujeitos políticos em relação à concepção e às formas de interação com o Estado. Busca compreender também as estratégias adotadas para promover mudança social e incidir sob o processo de produção de políticas públicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se apoia nos referenciais teóricos sobre participação, ação coletiva e interação socioestatal. Conclui-se que as diferentes experiências de socialização política gerada pela filiação a movimentos sociais com diferentes matizes – mais institucionalizados ou mais autônomos –, implicam na criação de culturas políticas distintas e, consequentemente, em interações socioestatais que variam num espectro que vai da cooperação ao conflito.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1688193 - ARTUR ZIMERMAN
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Presidente - Interno ao Programa - 011.347.778-33 - MARIA DA GLORIA MARCONDES GOHN - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSEMARY ROGGERO - UNINOVE