PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL ORTIZ LOPES

DISCENTE : DANIEL ORTIZ LOPES
DATA : 28/01/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

O conflito entre o público e o privado no Rio Olímpico: o caso do Maracanã

Os megaeventos são um tema recorrente nos debates em torno do planejamento e da gestão do território contemporâneo, sobretudo após Barcelona realizar as Olimpíadas de 1992 – constituindo uma ferramenta paradigmática de renovação urbana. Capturados pelo empreendedorismo urbano, esses eventos promovem a imagem das cidades como competitivos centros pós-industriais de negócios, cultura e lazer. Na busca por um lugar ao sol nesse competitivo mercado mundial, o Rio de Janeiro recebe uma série de megaeventos esportivos nas primeiras décadas do século XXI, inclusive o maior e mais prestigiado deles: os Jogos Olímpicos. Assim, a proposta da dissertação consiste em analisar a dinâmica de apropriação do Estádio do Maracanã no contexto da preparação do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016, incluíndo nesse bojo a realização da Copa do Mundo de 2014.

Presidente - Interno ao Programa - 1765455 - GERARDO ALBERTO SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760502 - SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIEL SILVESTRE DE CAMPOS SALLES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1144005 - MARCOS BARCELLOS DE SOUZA