PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO CESAR MARINHO RODRIGUES DE SOUZA

DISCENTE : CAIO CESAR MARINHO RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 16/08/2019
LOCAL: na Sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Este memorial de qualificação tem como objetivo registrar a trajetória e o desempenho acadêmico do presente mestrando e a evolução de seu projeto de pesquisa, intitulado TERRITÓRIOS “CRIATIVOS” PAULISTANOS: perspectivas e conflitos da inserção da economia criativa na área central de São Paulo. A pesquisa tem por tema os Territórios “Criativos” Paulistanos, que visa analisar a questão atual da inserção da chamada “Economia Criativa”, eixo econômico focado na “criatividade’ humana como fator de desenvolvimento, envolvendo áreas das artes/cultura, tecnologia e inovação, sendo amplamente adotado nos discursos de ressignificação, renovação e posteriormente gentrificações de áreas urbanas, principalmente de áreas centrais em diversas cidades mundo afora desde o final do século XX e ganhando mais espaço de debate e inserção no simulacro de competitividade e marketing urbano do gestores urbanos do século XXI. Tendo como objeto de pesquisa a região central de São Paulo, investigando a regiões da Avenida Paulista, Rua Augusta (Baixo Augusta), Praça Roosevelt e Minhocão, a pesquisa busca compreender historicamente como se deu a inserção e evolução dos processos de planejamento estratégio orientado ao estímulo cultural, marketing urbano e uso de imagens símbolo nas localidades como forma de ressignificação e revitalização até chegar ao momento das primeiras discussões e usos da economia criativa e busca do modelo de “cidade criativa” como novo eixo propulsor de desenvolvimento/ renovação das áreas mencionadas, compreendendo as percepções do que de fato vem ocorrendo e também analisando as consequências.

Presidente - Interno ao Programa - 1765455 - GERARDO ALBERTO SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760502 - SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIA SELDIN - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2361011 - BEATRIZ TAMASO MIOTO