PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA STEFÂNIA ROSSETO

DISCENTE : LÍVIA STEFÂNIA ROSSETO
DATA : 24/07/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

A dimensão cultural no campo teórico e nas práticas do planejamento territorial: uma análise da abordagem do planning culture a partir de produções científicas

O planejamento do território não é estático e meramente formal-legal, mas sim um processo de fluxo em um conjunto dominante de práticas que refletem estilo, prioridades de grupos sociais e dos atores das instituições do planejamento, bem como valores, crenças de um coletivo social. Conforme destacado na literatura, o mesmo território está sujeito a diferentes visões de práticas e entendimentos sobre o planejamento e o contexto cultural em que os planos estão inseridos influenciam tanto na permanência como na transformação dos sistemas de planejamento. Com a premissa de que a cultura tanto de uma nação, de uma região bem como de uma gama de profissionais influenciam no planejamento do território, o presente estudo tem por objetivo analisar de que forma o meio científico propõe a análise desse processo considerando a dimensão cultural. E em que medidas essa abordagem auxilia no entendimento e comparação das diferentes práticas de planejamento. Após a análise do estado da arte busca-se organizar um arcabouço teórico metodológico que possibilite a pesquisa sobre o planejamento espacial com um olhar ampliado, considerando a dimensão cultural, no contexto da macrometrópole paulista.

Presidente - Interno ao Programa - 1763487 - SANDRA IRENE MOMM SCHULT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1516741 - JEROEN JOHANNES KLINK
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE CAMPELLO TORRES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1144005 - MARCOS BARCELLOS DE SOUZA