PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR MARTINS GONCALVES

DISCENTE : VITOR MARTINS GONCALVES
DATA : 09/12/2020
LOCAL: São Bernardo do Campo

ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS RESPECTIVOS DISCURSOS: SUSTENTABILIDADE NOS DOCUMENTOS DA MACROMETRÓPOLE PAULISTA

A literatura brasileira no campo do planejamento, orientada pela perspectiva crítica, aponta para o papel de "nuvem de fumaça" no debate público desempenhado pelo planejamento urbano, por apresentar objetivos palatáveis ao conjunto da população, mas distantes dos reais interesses das classes dominantes. Conduzindo, assim, a sistemático aumento das contradições entre o planejado e o realizado à medida que mais espaços de participação são criados e, simultaneamente, esvaziados de efeitos concretos. O planejamento na escala da macrometrópole paulista, porém, não se encaixa nessa tradição. Dado que no processo de planejamento nessa escala o Estado dialoga mais diretamente com as classes dominantes e menos com o conjunto da população, seus documentos apresentam discurso distinto dos planos diretores e mesmo contraditórios com estes, ao exporem objetivos mais próximos aos interesses das classes dominantes e contendo menor carga retórica instrumentalizada para persuadir a sociedade civil.

Considerando a centralidade da expressão “sustentabilidade” para o debate público contemporâneo, que se reflete no campo do planejamento territorial, a presente pesquisa apresenta estudo comparativo entre três escalas de planejamento (local, metropolitana e macrometropolitana) pela análise crítica dos discursos da sustentabilidade presentes em seus respectivos documentos de planejamento. Visa, assim, identificar as particularidades da escala macrometropolitana, relacionando cada discurso com os inputs econômicos e institucionais da escala de planejamento.

Presidente - Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764378 - SILVANA MARIA ZIONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 055.319.147-09 - PEDRO HENRIQUE CAMPELLO TORRES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763487 - SANDRA IRENE MOMM SCHULT