PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de DEFESA: GUSTAVO MAZZARAO RODRIGUES

DISCENTE : GUSTAVO MAZZARAO RODRIGUES
DATA : 28/10/2019
LOCAL: sala S17, Terreo, Bl. Delta,Campus SBC, Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

O teor político da educação em Jean-Jacques Rousseau

A presente pesquisa tem como objeto de estudos a conexão entre as concepções de natureza, política e educação de Jean-Jacques Rousseau. Mais precisamente investigo a maneira como essas três concepções se sustentam reciprocamente e, conjugadas, formam o que chamo de projeto político pedagógico de Rousseau. A composição da pesquisa tem por base, a princípio, a análise da própria obra de Rousseau e a identificação de elementos teóricos que constituem uma unidade em seu pensamento político e pedagógico. Identificados os conceitos básicos que sustentam o pensamento de Rousseau, passo a complementar a pesquisa com comentadores. A dissertação está organizada em dois capítulos, nos quais intento estabelecer um trajeto lógico e não necessariamente cronológico. No Capítulo I é discutida a concepção de natureza humana, tendo como objetivo apresentar ao leitor a concepção de Rousseau sobre as características essenciais da natureza humana, assim como as características mentais, morais, emocionais e materiais dessa condição de natureza. Trago, ao final desse capítulo, uma reflexão sobre o processo de degenerescência, isto é, de afastamento da condição natural e edificação do estado civil. O Capítulo II é dedicado à reflexão sobre o primeiro e segundo capítulos do Contrato Social (1762) e sobre a obra Emílio ou da Educação (1762). Discuto, portanto, sobre como há uma interconexão entre o indivíduo formado segundo a pedagogia descrita no Emílio ou da Educação e a substância moral formada no interior da hipotética sociedade descrita no Contrato Social. Unindo política e educação, esse capítulo encerra os objetivos desse trabalho, a saber: identificar o teor político da proposta pedagógica de Jean-Jacques Rousseau.

Presidente - Interno ao Programa - 1802167 - DANIEL PANSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1839786 - FLAMARION CALDEIRA RAMOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WESLEY ADRIANO MARTINS DOURADO - UMSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1765448 - ANASTASIA GUIDI ITOKAZU